terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O Cine Alba foi um marco cultural da cidade durante três décadas




Construído no início dos anos 50 pelas famílias Holz e Kunkel, o cine Alba foi um marco na história de Baixo Guandu. O cinema foi inaugurado em 1954 e era considerado na época a melhor casa do gênero no Espírito Santo: 800 cadeiras estofadas, sistema de som e iluminação impecáveis e ventilação natural do rio Guandu.

O Cine Alba não servia apenas para as grandes atrações cinematográficas, que aqui chegavam atualizadíssimas através dos trens da Cia. Vale do Rio Doce. No palco do cinema grandes cantores nacionais se apresentaram, em shows que marcaram época em toda a região.

Nos anos 60 e 70, a criançada fazia a festa no cinema, com matinês sempre aos domingos às 14 horas, além de duas sessões que iniciavam às 18 e 20 horas. O jardim era movimentadíssimo especialmente aos domingos, com muita animação e entretenimento, especialmente para a juventude.

Ainda aos domingos, eram promovidos antes das sessões da tarde um festival de calouros, quando pequenos cantores de Baixo Guandu, Aimorés e região procuravam mostrar seu talento. Nos anos 90, no entanto, o cinema acabou definitivamente desativado, para tristeza de todos aqueles que durante mais de 30 anos usurfruiram deste importante meio cultural de Baixo Guandu.
POSTADO POR :JORNANDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário